sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como fingir: que você entende de vinho

Eu tive esse curso semana passada enquanto estava no Chile visitando uma vinícula, a Concha y Toro, que produz, entre vários outros, o conhecido vinho Casillero del Diablo (inclusive eu entrei no casillero del Diablo, que traduzindo seria algo como a casa do diabo. xD). Agora vou compartilhar essa arte com vocês.
1º- Sirva um vinho de qualidade (nada de Chapinha) em uma taça bonita (copo nem pensar, hein?). E não se esqueça que você coloca menos da metade da taça, tá? Nada de lotar que isso é coisa de bêbado.
2º- Mulheres: segurem a taça com os quatro dedos (mais o polegar, se não ela cai). Homens: um dedo acima e 3 abaixo da base da taça (não se esqueçam do polegar também. Ele foi feito pra essas coisas). Assim você não esquenta seu vinho.Segue uma foto de como fazer...
3º- Gire suavemente o líquido dentro da taça, pare e tente localizar pequenas gotas que vão começar a escorrer. Paciência, uma hora você acha. Mas se não achar, é só encarar a taça como se estivesse vendo. Se as pessoas a sua volta entenderem de vinho, esperem que elas comentem primeiro, depois, concorde. Mas a velocidade com que as gotas escorrem indicam o quão encorpado o vinho é. Quanto mais lento, mais encorpado.
3º- Sinta o aroma do vinho e tente perceber que frutas e afins ele lembra. Depois de constatar que ele tem cheiro de uva, ouça seus amigs que entendem algo de vinho e concorde novamente. Mas qualquer coisa, aqui vão umas dicas: vinhos mais novos possuem aroma de frutas vermelhas, já os mais antigos, que passaram mais tempo no barril, têm aroma mais amadeirado.
4º- Essa é a melhor parte: deguste seu vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário